Modelos internos e externos com até 3 TB de espaço e alta quantidade de memória buffer chegam ao mercado para consumidores exigentes.
Três modelos de disco rígido foram anunciados pela Hitachi recentemente. O mais cobiçado é o Deskstar 7K3000, o qual conta com 3 TB de espaço e 64 MB de memórira buffer. Este disco é do tipo SATA 3, o que significa que opera com velocidade de 6 Gb/s. Este modelo trabalha com velocidade de rotação equivalente a 7200 RPM.
A fabricante ainda fornece variações do Deskstar 7K3000 com 2 TB e 1,5 TB. Vale salientar ainda que este disco é da série ecológica da Hitachi, o que significa que ele gerencia a energia de maneira eficiente e é construído com materiais livres de halogênios. Apesar disso, há informações de que este modelo seja recomendado para tarefas de alto desempenho.
Para o mercado intermediário, a Hitachi lançou o modelo Deskstar 5K3000. Com capacidade de 3 TB e memória buffer de 32 MB, este modelo é voltado para o público comum. O site oficial da Hitachi não informa a velocidade de rotação, especificando que este valor é determinado pela tecnologia CoolSpin — tecnologia exclusiva da fabricante. O Deskstar 5K3000 também é do tipo SATA 3 e possui versões com 2 TB e 1,5 TB.
Fonte: site oficial da Hitachi
A terceira novidade da Hitachi é um disco rígido externo de 3 TB. O modelo recebe o nome de XL Desk, para fazer referência ao espaço avantajado. Não há informações sobre a memória buffer ou a velocidade de rotação, todavia, o site oficial informa que o novo modelo só pode ser conectado a uma porta USB. Há ainda modelos de 2 TB, 1 TB e 500 GB, os quais possuem o mesmo formato e características.
Ler um HD 100 mil vezes mais rápido, nova tecnologia
Uma tecnologia laser de impulsos ultracurtos permite multiplicar por 100 mil a velocidade de leitura e arquivamento de discos rígidos de computador, segundo os resultados de pesquisas divulgados neste domingo por uma equipe científica francesa na revista especializada Nature Physics
Uma tecnologia laser de impulsos ultracurtos permite multiplicar por 100 mil a velocidade de leitura e arquivamento de discos rígidos de computador, segundo os resultados de pesquisas divulgados neste domingo por uma equipe científica francesa na revista especializada Nature Physics.
Em vez de utilizar a polarização de elétrons nas cabeças de leitura para ler informações ou escanear as mesmas em um suporte como um disco rígido ou uma fita magnética, a equipe liderada por Jean-Yves Bigot, do Instituto de Física e Química de Materiais de Estrasburgo (leste da França), utilizou fótons, as partículas que constituem a luz e emitem os raios laser.
"Com a escrita da cabeça magnética falamos de eletrônica do spin. Nosso método é a fotônica do spin, já que são os fótons os que modificam o estado de imantação dos eletróns no suporte de inscrição", explicou Bigot.
Em 1988, o francês Albert Fert e o alemão Peter Grunberg conseguiram controlar o estado dos elétrons em fitas finas depois de evidenciar uma propriedade denominada magneto-resistência gigante. A descoberta valeu o prêmio Nobel de Física em 2007.
Publicado em: 1 de junho de 2009 | Fonte: Tech Guru
Triple Channel Intel Upgrades de memória
Nenhum comentário:
Postar um comentário